Economics Week

O Núcleo de Alunos de Economia do ISCTE-IUL, orgulha-se de organizar mais uma edição do Economics Week, a realizar entre os dias 3 e 5 de maio de 2022, presencialmente no ISCTE.

O Economics Week – uma semana inteira dedicada à apresentação e debate dos mais variados temas de cariz económico – é a continuaç​ão do Economics Day, um dia totalmente dedicado à Economia e atualidade que, desde 2014, e ao longo de sete anos alcançou notoriedade e reconhecimento na comunidade académica, não se limitando apenas a despertar interesse nas ciências económicas mas também pela atualidade empresarial, tecnológica e contacto com o mundo prático profissional.

Inscrições Abertas!

Conflito na Ucrânia – The Aftermath 

Considerando a importância e destaque à escala global do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que modificou o paradigma do nosso quotidiano, denotamos a pertinência desta temática ser abordada durante o EW.

Neste âmbito, pretendemos fazer uma contextualização sobre o início do conflito e as razões do mesmo, as implicações económicas e sociais a nível global, e ainda uma reflexão acerca das questões geopolíticas inerentes. Reconhecendo então a relevância do conflito para com as relações internacionais futuras, nomeadamente com a União Europeia, os EUA e a Rússia, objetivamos concretizar uma projeção sobre o que será o comércio mundial. Deste modo, concluímos que esta temática a nível académico deve ser debatida por se apresentar como um marco histórico para a humanidade.

 

Mockup Interviews

O evento seria dividido em duas partes: Uma parte semelhante a uma conferência, onde os representantes do IKEA oferecem uma formação sobre entrevistas e outras temáticas de relevo na área dos recursos humanos.

A segunda parte do evento, após uma pausa para o café, será para speed interviews, contando com diferentes áreas das empresas, que possuem o cv.

Em formato de pitch vários alunos apresentam-se individualmente (one-to-one) para no final receberem feedback sobre o seu pitch.

 

Atualidade Empresarial em Portugal

A sobrevivência das empresas depende da sua capacidade de adaptação a novas realidades e de superação de novos desafios. Deste modo, conhecer as medidas por elas implementadas para fazer face às novas necessidades dos agentes económicos é algo fulcral para compreender como tem evoluído o tecido empresarial português.

Para que se conheça a nova realidade empresarial vivida nos diferentes mercados, o NAE tem o prazer de contar com Ricardo Pereira, CFO da IKEA Portugal, e Filipe Nunes de Antunes,  head of M&A and Capital Markets, numa palestra, moderada por Álvaro Rosa, professor associado da IBS, onde serão discutidas eventuais problemáticas da atualidade empresarial em Portugal, tais como:

  • Alterações do modelo de negócio no pós-pandemia, mudanças ao nível do teletrabalho, expectativas futuras e novas parcerias e possibilidades de trabalho;
  • Características do meio empresarial português, medidas que promovem ou impedem o crescimento;
  • Problemas relacionados com o peso das micro e pequenas empresas em Portugal e como promover o crescimento das mesmas;
  • Falta de produtividade e a sua relação com as características do tecido empresarial em Portugal.

 

Finanças Pessoais para um Jovem 

Identificando como um lapso no nosso programa curricular a informação financeira e princípios concretos de finanças pessoais, com esta conferência procuramos colmatar essa mesma falha, proporcionando à comunidade uma palestra centrada em Literacia Finaceira em que serão exploradas as àreas de Finanças pessoais, Inserção no Sistema Financeiro e Recurso ao Crédito.  

Procurando complementar as bases teóricas da nossa licenciatura com alguma aplicabilidade e utilidade para os desafios que todos nós, futuros jovens recém-licenciados, enfrentaremos na gestão de investimentos e alocação do nosso rendimento, parece-nos clara a adequação do Banco de Portugal aos objetivos acima descritos. 

 

Telecomunicações 5G – Game Changer  

Na última conferência da presente edição do Economics Week, temos o objetivo de analisar o impacto que o 5G pode ter na economia e na sociedade em que vivemos. 

Através do ponto de vista de duas grandes empresas de telecomunicações em Portugal, tal como a NOS e a Nokia, pretendemos realizar uma análise à economia portuguesa em comparação com outros países que já adotaram o 5G, particularmente a Alemanha, a Inglaterra e outras potências mundiais.

Assim, o objetivo do debate será o de perceber a valorização do 5G na medida da conectividade e, posteriormente, da competitividade económica. Neste âmbito, iremos procurar a forma de como a economia portuguesa está ou não preparada para adotar a 5G e todos os seus impactos subsequentes. 

 

O Futuro da Consultoria

Com a participação de Bruno Horta Soares, pretendemos abordar o futuro das consultoras associadas às tecnologias, cujo número se encontra a aumentar, promovendo uma competitividade crescente e dinâmica. Entre vários aspetos, pretendemos conversar sobre temas como a adoção de novas tecnologias, a bitcoin ou moedas digitais na sua globalidade como novo modo de pagamento, o uso da tecnologia blockchain,  inteligência artificial para a otimização da tomada de decisões e o impacto que a 5G pode ter nos vários setores, mas em especial na consultoria de IT. 

 

Inscreve-te aqui!