Guia do Caloiro

Espaços do Iscte

Para além do ensino de excelência proporcionado pela nossa instituição, existem várias associações/organizações às quais os alunos se podem candidatar, possibilitando o desenvolvimento de diversas soft skills. Existem ainda os núcleos de estudantes que representam cada curso do ISCTE, sendo o nosso o Núcleo de Alunos de Economia (NAE).

A Associação de Estudantes do ISCTE-IUL representa cerca de 10 mil alunos e tem como principal objetivo defender os interesses dos mesmos e a organização dos mais variados eventos.

Após a tua matrícula na nossa instituição poderás também aderir ao cartão de sócio da AE, podendo usufruir de uma panóplia de vantagens e descontos (como é o caso de festas, ginásio, etc.)

O NAE tem como objetivo apoiar os alunos de Economia do ISCTE-IUL e lutar pelos seus interesses. Proporcionador de experiências enriquecedoras das soft skills, o Núcleo não se mostra indiferente às futuras necessidades profissionais. A componente recreativa não é esquecida, sendo, de facto, uma outra valência de forte aposta, permitindo a integração de todos os alunos.

Todos os anos terás a oportunidade de participar em atividades que, de uma forma ou de outra, cumprirão os propósitos que aqui descrevemos.

Refeições

Atualmente, existem dois espaços para refeições, sendo um de cariz social, onde o preço por refeição é bastante acessível. Também existe uma sala com microondas para quem trouxer comida já feita e quiser aquecê-la.
De momento, sim. Podes fazê-lo no bar da AE. Caso não compres senha, o preço de cada refeição é maior.
Cerca de 2,70€ com senha. Sem senha equivale a 3€.

Arredores do Iscte

Se procuras um lugar de convívio ou de lazer perto do ISCTE, aqui estão alguns dos pontos mais frequentados pelos alunos de Economia.

Viatura Própria – Se te deslocas para o Iscte em viatura própria, poderás facilmente deixá- la no parque de estacionamento da Cidade Universitária gerido pela EMEL, sendo que este fica apenas a 2 minutos a pé do Iscte. Poderás consultar mais informações sobre os tarifários aqui.

Metro – Se vieres de metro poderás sair na paragem da Cidade Universitária seguindo depois a pé durante cerca de 9 minutos até ao Iscte ou na paragem de Entrecampos, seguindo depois a pé durante cerca de 10 minutos.

Comboio – Se vieres de comboio poderás sair na estação de Entrecampos seguindo depois a pé até ao ISCTE durante cerca de 15 minutos.

Autocarro – Por fim, caso optes por te deslocar de autocarro poderás sair mesmo à frente do Iscte se apanhares os autocarros 754 ou 701 da Carris.

Nota:
Se andares frequentemente de transportes públicos para efetuar deslocações universitárias, aconselhamos-te a obter um passe municipal ou intermunicipal (dependendo do teu local de residência) que te permite ter acesso ilimitado aos transportes públicos por um valor mensal fixo. Por forma a obteres desconto no passe mensal, deverás efetuar download da declaração para obtenção do passe SUB23 disponibilizada pelo Iscte no fénix em “Estudante”-> “Declarações” -> “Declaração passe SUB23”. Assim que tiveres está declaração, deverás apresenta-la num balcão de atendimento no momento da compra do passe (poderás fazê-lo, por exemplo, no metro de Entrecampos).

Livraria Almedina – Encontra-se dentro do ISCTE e é possível encontrarmos lá muitos dos livros que usamos em aula, bem como muitos outros livros caso te surja o interesse pelos mesmos.
A Almedina encontra-se no Edifício I, na sala 0SW.

Copycenter – A Copycenter é um ótimo local para tu poderes imprimir as tuas fotocópias a um preço baixo e com boa qualidade. Também podes encadernar trabalhos, ou até imprimir livros. É um dos locais mais úteis à vida de um estudante do ISCTE.
Localiza-se na Av. das Forças Armadas no 63.

Se quiseres sair um pouco da rotina e estudares em outros locais sem ser no ISCTE é possível fazê-lo. Eis as sugestões que temos para te dar:

Caleidoscópio – Situado em pleno Campo Grande e pertencente à Universidade de Lisboa, o Caleidoscópio possui uma área envolvente bastante apelativa e acolhedora. No seu interior vais encontrar muitos alunos de várias Universidades mas sempre com silêncio e com um espaço muito adequado para estares apenas concentrado no teu trabalho.

Biblioteca Instituto Superior Técnico – Localizada no IST e à semelhança da biblioteca do ISCTE, esta é um local de estudo para os alunos da Universidade. No entanto, é possível ir estudar para este local, ideal para o teu estudo.

Biblioteca FDUL – A Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa também é uma das melhores de Lisboa. Devido a localizar-se em plena Cidade Universitária é possível encontrarmos estudantes de diversas áreas, mas sempre com um silêncio relaxante.

Ferramentas Institucionais

Enquanto Alunos do ISCTE temos acesso a várias ferramentas institucionais: e-mail institucional, e-learning e o Fenix. Estas ferramentas vão ser essenciais em todo o teu percurso Universitário. De seguida vamos explicar te um pouco como elas funcionam de maneira a que te conseguires adaptar da melhor forma.

Este mail é te concedido quando fazes a tua inscrição no ISCTE e conjuga as letras iniciais do teu nome acrescentando @iscte-iul.pt.

Imaginando que tens 4 nomes e dando uma letra, seguindo o abecedário, a cada um dessas iniciais, o e-mail seria [email protected] No entanto, também poderás aceder ao teu e-mail usando: [email protected]

A partir deste e-mail poderás fazer o teu contacto com tudo o que envolva o ISCTE, seja Serviços Administrativos, seja a Iscte Business School, a Escola de Ciências Sociais e Humanas, ou até mesmo a Biblioteca, nunca esquecendo que será sempre usado para enviar e-mails ou trabalhos aos professores. É a partir deste e-mail que te conectarás às outras ferramentas institucionais do ISCTE, pelo que vai ser muito usado na tua vida académica.

À semelhança do Fénix, só é possível entrares nesta plataforma com o uso do teu e-mail institucional. No entanto, não é necessário colocar @iscte-iul.pt.

Aqui os teus professores costumam colocar todo o material de apoio à cadeira, podendo mesmo usar elementos de avaliação por esta plataforma. Também é possível personalizar o teu calendário, o que pode dar jeito para puderes organizar o tempo de estudo com os elementos de avaliação que terás pela frente.

A plataforma Fénix é a mais usada pelos alunos do ISCTE diariamente. É possível aceder à
plataforma usando o teu e-mail completo e a tua password definida.

Aqui podes consultar coisas mais básicas do dia a dia, como o teu horário, número do cartão, ter acesso ao cartão de estudante e ativar ou desativar o mesmo sem ajuda dos serviços informáticos. Também podes consultar o método de avaliação das cadeiras, o teu currículo de estudante, onde podes consultar a tua média, e também procurar o e-mail dos professores caso necessites de comunicar algo com eles.

Por vezes pode ser usado para enviar trabalhos de avaliação ou consultar o repositório de conteúdos das cadeiras, apesar de que estes dois processos sejam mais usuais na plataforma e- learning.

Recursos e Melhorias

Não existe um limite para as melhorias que podes fazer, podes inscrever-te em quantas quiseres.

Sim, cada inscrição em melhoria tem um valor associado. Mais informação aqui.

Sim, são o mesmo exame e é englobada toda a matéria.

Não. Quando é feita melhoria, a mesma só é considerada se for superior à média calculada com a frequência já realizada. (Ex: nota final- 12, melhoria- 10, nota final após melhoria-12)

Livros e Material de Estudo

A drive de Economia é o local onde podes encontrar materiais de apoio dos três anos da licenciatura, como resumos, apontamentos, exercícios, testes e alguns dos melhores trabalhos de grupo para cada cadeira. Tentamos sempre manter a nossa Drive atualizada e esta é (por enquanto) a sua última versão. Esperemos que tires o melhor partido dela e que os 20’s comecem a chover!

Podes aceder à drive aqui.

Não existe uma lista prévia dos livros que tens/deves comprar. Os professores disponibilizam no início do ano letivo a bibliografia da disciplina e são os próprios que indicam se o livro é complementar ou essencial para a realização da cadeira.
O método de avaliação depende de cadeira para cadeira mas, essencialmente, a avaliação pode ser feita de forma contínua ou via exame. No primeiro caso, realizas testes e/ou trabalhos ao longo do semestre e no fim do mesmo tens um teste final (frequência). No segundo caso, realizas apenas um elemento de avaliação, feito no mesmo dia que as frequências, que engloba toda a matéria.
Sim, é possível pedir emprestado.

Programas de Mobilidade

O Programa Erasmus do ISCTE possibilita a mobilidade e o intercâmbio de estudantes entre várias universidades parceiras ao redor do mundo. Este programa está disponível logo após o término do primeiro ano da licenciatura, no entanto é comum os alunos apenas participarem no seu terceiro ano devido à maior facilidade de arranjar equivalências às cadeiras lecionadas.