Mestrado Matemática Financeira

O Mestrado em Matemática Financeira, organizado conjuntamente pela Iscte Business School e pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, visa a formação avançada de quadros na área dos processos estocásticos aplicados às Finanças.


Os principais objetivos deste Mestrado são:

  • Desenvolver competências especializadas na avaliação de instrumentos financeiros complexos, tais como os derivados financeiros;
  • Desenvolver competências especializadas na modelização e quantificação de riscos financeiros relevantes para os setores da banca e seguros;
  • Dotar os alunos com metodologias, procedimentos e técnicas de investigação que lhes permitam desenvolver o seu projeto de investigação com um elevado grau de autonomia.

Duração: 2 anos
Idiomas: português
Horário: pós-laboral
Propina: 1.ºAno 3900€ / 2.ºAno 1300€

1º ano:

Investimentos
Teoria da Medida
Cálculo Estocástico em Finanças I
Cálculo Estocástico em Finanças II
Equações com Derivados Parciais em Finanças
Opções Exóticas
Otimizações
Programação
Risco de Crédito
Risco de Mercado
Teoria de Risco em Seguros Não-Vida
Tópicos de Análise Real
Derivados e Gestão de Riscos
Fundamentos de Economia
Mercados Financeiros

2º ano:

Dissertação em Matemática Financeira
Econometria dos Mercados Financeiros
Métodos Numéricos
Modelos de Estrutura Temporal de Taxas de Juro

João Pedro Nunes (diretor)
Jean-Claude Zambrini
João Boto
Luís Sequeira
Pedro Duarte
André Manuel Ribeiro
António Mota
Diana Aldea Mendes
Felipa Sampayo
Paulo Viegas de Carvalho
José Carlos Dias
Luís Carvalho
Nuno Rafael Ferreira
Pedro Miguel Prazeres
Sérgio Manuel Mendes

O Mestrado em Matemática Financeira visa a formação quantitativa na área dos mercados financeiros, juntando o ramo da Matemática com o das Finanças, possibilita o desempenho de funções nas áreas de gestão de riscos financeiros, inovação financeira e avaliação de instrumentos financeiros.

Com uma carga horaria bastante reduzida (atualmente de 8 horas, com aulas às sextas e aos sábados) é um mestrado bastante propicio para alunos que queiram ingressar no mercado de trabalho, no entanto requer também um trabalho autónomo maior do que o que estamos habituados na licenciatura. Apesar de achar que é uma excelente escolha de mestrado, sinto que poderia estar mais bem preparado para alunos que vêm das áreas de Economia, Gestão ou semelhante, uma vez que nessas a parte da Matemática apesar de estar presente ainda é muito insuficiente, tendo por isso de fazer um estudo mais aprofundado de conceitos que à partida são dados como já́ adquiridos. No entanto, o corpo docente é muito prestável e verifica-se uma grande empatia por parte dos mesmos em ajudar os alunos!

Para quem gosta de uma pequena aventura, este mestrado é, sem dúvida, uma!

Emy Karameshinova