Grupos Comunitários

Nos vários grupos comunitários que listamos, também poderás dar o teu contributo! Lança-te numa nova experiência! Humaniza-te!

Localização: Rua Ferreira de Castro, Marvila, Lisboa

Telefone: 218394590

E-mail: [email protected]

Grupo comunitário que tem como principal área de intervenção social a Família e Comunidade em Geral, tentando ajudar crianças, idosos e famílias. Apresenta intervenção em diversas áreas como creches, atividades socioeducativas, apoio à comunidade, centros de dia e espaço de inclusão digital, inserindo-se, portanto, numa temática de Ação Social.

Localização: Bairro Fonsecas e Calçada

É um dos grupos comunitários mais recentes (foi criado em 2017), envolve moradores/as, o Grupo Desportivo Local, a EB1, a Associação Santa Teresa de Jesus – Dignidade e Desenvolvimento (de uma Congregação religiosa, de que 3 Irmãs residem no Bairro), a Junta de Freguesia, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a GEBALIS ( a Empresa Municipal que gere as casas municipais), as duas Cooperativas de Habitação que existem no Bairro, a CML, o ISCTE-IUL.

Tem, como objetivo, promover o Bem-Estar da Comunidade e resolver os problemas e as necessidades que forem detetadas. Para apoiar a Economia Local, já organizou 3 Feiras Francas, com uma moeda local e tem tido o apoio, para estas realizações e para o acompanhamento do estudo de crianças com dificuldades, de Estudantes de Economia e do Mestrado em Economia Social e Solidária do ISCTE-IUL.

Localização: Bairro das Galinheiras

E-mail: [email protected]

Com existência formal desde 1993, o Grupo Comunitário das Galinheiras e Ameixoeira é um espaço de encontro entre instituições e organizações locais e municipais que, em conjunto, procuram soluções para desafios locais. Tem-se afirmado enquanto espaço privilegiado de participação e promoção do desenvolvimento local através da reflexão e intervenção em parceria na comunidade. Conta com cerca de 30 membros, entre os quais instituições públicas ligadas à educação, saúde e poder local e municipal, associações privadas, instituições de solidariedade social e empresas.

Embora a maior parte das organizações e moradores que hoje participam no GCGA sejam da Ameixoeira, o nome mantém a referência aos anos 90 e ao início do Grupo, quando este juntava um conjunto de parceiros do bairro das Galinheiras. Com o realojamento, já no novo milénio, a entrada de organizações e instituições sedeadas em lojas dos novos bairros de realojamento levaram ao crescimento do Grupo e à relocalização das preocupações dos parceiros na Freguesia da Ameixoeira, atual Santa Clara.

Têm como objetivo trabalhar em conjunto para planear e desenvolver ações coletivas, envolver a população na identificação dos problemas locais e na sua resolução, desenvolver atividades para promover a melhoria da qualidade de vida e a integração social, ser cada vez mais um espaço de partilha, de (in)formação e de fomento de parcerias. Deste modo, tem investido no desenvolvimento de trabalho de projeto, juntando parceiros com objetivos comuns em várias áreas como a educação, a promoção de hábitos da leitura, a segurança rodoviária e transportes, a deficiência e mobilidade, a animação comunitária, a formação e emprego.

Localização: Bairro da Liberdade, Campolide

Este grupo tem como objetivo promover a dinamização comunitária e a cidadania, tentando sempre ajuda grupos da sociedade mais vulneráveis.

Este projeto foi posto em prática através da criação de uma nova valência no território onde se instalam recursos destinados a atenuar desigualdades no acesso a bens e serviços, complementada com momentos de discussão e workshops para autonomizar a ação dos agentes locais. Serão realizadas intervenções em espaço público e de promoção de hábitos de vida saudáveis. Implícito e transversal às ações está a consolidação do modelo de governança partilhada, que é alimentado e alimenta a cooperação entre o tecido organizacional e a comunidade.