ReFood

Na ReFood terás a oportunidade de lutar por duas causas nobres ao mesmo tempo: a luta contra a fome e a sustentabilidade. Se partilhas estas causas, junta-te a um dos núcleos da Refood espalhados pela capital!

É uma organização independente, orientada por cidadãos, 100% voluntária, uma comunidade de caridade eco humanitária, que trabalha para eliminar o desperdício de alimentos e a fome em cada bairro. A Re-Food opera na e para a comunidade, trabalhando sem salários e evitando todo e qualquer custo ou investimentos que não servem a sua missão. A Re-Food tem um modelo de baixo custo/alta produtividade que melhora a qualidade de vida das pessoas carenciadas, enquanto reforça o tecido social da comunidade local.

Uma verdadeira solução para o desafio de alimentar as pessoas com fome têm obrigatoriamente que preencher alguns critérios básicos: deve fornecer diariamente grandes quantidades de alimentos nutritivos e em bom estado de forma contínua e sem custos significativos, isto é, quase a custo zero.

  • Missão: Eliminar o desperdício de alimentos e a fome, envolvendo toda a comunidade numa causa comum.
  • Visão: aspira a um novo mundo, onde todos têm a comida de que necessitam, onde todos os alimentos produzidos vão primeiramente alimentar pessoas, onde os cidadãos participam ativamente na gestão dos preciosos recursos da comunidade, e onde todo mundo assume o poder, direito e a obrigação de transformar o mundo num lugar melhor.
  • Valores:
    • Igualdade: Nós acreditamos que todas as pessoas têm o direito de ser respeitadas e alimentadas.
    • Respeito: Nós acreditamos em relações humanas positivas, onde todos são respeitados – devemos ser uma força constante e visível da benevolência na comunidade.
    • Inclusão: Nós acreditamos que todas as pessoas e todos os recursos de cada comunidade são elementos essenciais e que todos devem ser convidados a desenvolver solidariedade comunitária.
    • Sustentabilidade: Consideramos intimamente o impacto ambiental do nosso trabalho na comunidade, respeitando a disponibilidade e contribuição de todos os envolvidos e procurando a autossustentabilidade financeira e transparência a nível local, regional, nacional e internacional.
    • Otimismo: Acreditamos que, com boa vontade e esforço organizado, é possível acabar com o desperdício de alimentos e a fome no mundo.

As pessoas que trabalham nas cozinhas dos nossos parceiros, fontes de alimentos, investem alguns minutos ao colocarem o excedente de comida em bom estado desse dia em embalagens Re-Food, em vez de deitar fora. Centenas de voluntários Re-Food investem muito poucas horas, uma vez por semana, na recolha de alimentos, preparação ou distribuição. Cada pequeno investimento pessoal ao longo deste caminho representa um retorno significativo para todos os envolvidos.

  • Resgate: Os nossos parceiros de fornecimento resgatam o excesso de comida e fornecem-no às nossas equipas de recolha todos os dias. Nós fornecemos os recipientes de comida e chegamos à hora certa para garantir um custo zero e recolha máxima de comida, minimizando assim o impacto para os nossos parceiros.
  • Recolha: Equipas de voluntários fazem rotas diariamente para recolher a comida junto dos nossos parceiros. Eles trabalham cerca de 2 horas, uma vez por semana – caminhando ou andando em torno dos seus bairros – garantindo um impacto positivo em cada rota.
  • Embalagem: Outras equipas de voluntários reúnem-se no nosso Centro de Operações para dividir a comida recolhida em embalagens familiares. Estes também trabalham 2 horas por semana e são, como todos os voluntários, diretamente responsáveis pela alimentação de 8 a 12 pessoas de cada vez que prestam este serviço.
  • Distribuição: Equipas de voluntários entregam embalagens às famílias naquela mesma noite – a maioria dos nossos beneficiários vêm à nossa porta, mas, como alguns vivem muito longe, criamos pontos de distribuição de cabazes um pouco mais perto das suas casas. Finalmente, um número menor de pessoas – que não têm mobilidade – recebem diretamente nos seus domicílios. Todos os alimentos recolhidos são entregues àqueles que precisam deles o mais rápido possível e todos os que necessitam dessa ajuda a recebem.

  1. Algarve – 3 núcleos
  2. Beira Interior – 2 núcleos
  3. Beira Litoral – 2 núcleos
  4. Lisboa – 27 núcleos
  5. Minho e Trás-os-Montes – 4 núcleos
  6. Porto – 6 núcleos
  7. Ribatejo – 3 núcleos
  8. Sul do Tejo – 1 núcleo
  9. Zona Oeste – 3 núcleos

Entrar em contacto com a Re-Food através do site, colocando o nome, email e o assunto (“Quero ser voluntário”, “Preciso de ajuda”, “Quero ser parceiro”), indicando também a região/núcleo a que pretendemos dirigir-nos. De seguida explicar, numa mensagem, o motivo pelo qual estamos a contactar a Re-Food e a instituição irá responder brevemente.

Contactos: [email protected] | 218 077 615

Localização da Associação: Av. João Crisóstomo, nº71-3º Esq, 1050-126 Lisboa, Portugal

Localização do Escritório: Rua D Luís I, 3-4º andar, 1200-149 Lisboa, Portugal

Site: https://www.re-food.org/pt