Serve The City

A Serve the City proporciona a construção de pontes entre pessoas, instituições e territórios, através de ações de voluntariado, de forma que possamos todos experienciar de uma cidade mais justa, fraterna e solidária. Vão ao encontro de pessoas socialmente fragilizadas, atuando em várias temáticas críticas para a nossa sociedade.
Lema: Criados para pertencer, na Cidade juntos lançamos pontes, para que ninguém se sinta excluído.

  • Jantares Comunitários: de 15 em 15 dias é servido um jantar onde cerca de 130 voluntários e 170 pessoas em situação de fragilidade social jantam lado a lado, partilhando a refeição e a vida. Este projeto foi lançado com o apoio da Comissão Europeia há 5 anos, e conta com parceiros como a Câmara Municipal de Lisboa, a Comunidade Vida e Paz, o Exército de Salvação, a Associação Conversa Amiga e o CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo.
  • Horta Comunitária: trata-se de um projeto onde pessoas em condição de fragilidade e voluntários semeiam, cuidam, colhem e usufruem (ou oferecem) produtos hortícolas, criando relacionamentos e pertença que dê fruto também no desenvolvimento pessoal e social.
  • Futebol Comunitário: lado a lado, na mesma equipa, juntam-se voluntários e pessoas em condição de fragilidade social para conviverem, praticarem desporto, aprenderem a vencer e a perder juntas. Por enquanto, os torneios realizam-se duas vezes por ano, com equipas de várias organizações e empresas.
  • Ateliê Comunitário: envolve entre 8 e 16 pessoas, sendo sensivelmente metade voluntários e a outra metade pessoas em situação de fragilidade social. Durante 90 minutos, aprendem juntos sobre informática, alfabetização, bijutaria, saúde, teatro, inglês, cestaria, autoestima, dança, etc. Este projeto recebeu o Troféu Português do Voluntariado em 2014.
  • Pontes Sem Idade: o público-alvo deste projeto são pessoas seniores em situação de isolamento e carência. Procura-se criar à volta de um núcleo de 5 a 8 pessoas nessa situação um pequeno ecossistema relacional com voluntários e outras pessoas socialmente fragilizadas, de forma a criar uma rede de afetos que seja sustentável e potencie e inclusão e valorização de cada um, uns pelos outros. Este projeto tem estado em atividade no Bairro Alto, Cais do Sodré e Marvila e Ramalde.
  • Crescer Com Amigos: indo ao encontro de crianças do 1º Ciclo que estão em situação de potencial abandono escolar, os voluntários deste projeto fazem coaching semanal nas escolas, apoiando crianças, famílias e escolas numa fórmula que se resume em “1 criança, 1 voluntário, 1 hora por semana”. Este projeto é fruto de uma parceria com a TLG The Education Charity no Reino Unido e conta com o Apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Deloitte.
  • Minutos Solidários: é um projeto do Exército de Salvação, nomeadamente do seu Centro Social em Arroios. O Serve the City constituiu uma equipa de voluntários que visita semanalmente pessoas seniores isoladas, levando-lhes o banco alimentar e oferecendo companhia e ajuda a um idoso ou casal de idosos.

  • Voluntariado: dar tempo e, sobretudo, dar um pouco de si mesmo, da sua história pessoal, da sua experiência, competências e talentos. No Serve the City temos oportunidades de envolvimento esporádicas e regulares. Algumas destas oportunidades requerem um par de horas, outras um dia inteiro. Pode participar-se individualmente ou integrando um grupo de amigos, uma empresa, uma associação, uma escola, uma comunidade de fé, etc.
    Muitas pessoas juntas, fazendo pequenas ações, podem ter um enorme impacto.
  • Donativos: um donativo recebido será, sempre, um donativo bem usado no serviço da Cidade e de pessoas socialmente fragilizadas. Qualquer donativo, por mais pequeno que possa parecer, é uma mensagem de solidariedade e de esperança que levamos à Cidade. Donativos são dedutíveis no IRS.
    Dar-se é o mais importante. Mas dar também é necessário. E “mais abençoado é que dá do que quem recebe”.
  • Divulgação: para uma rede de voluntariado social de natureza relacional, a melhor forma de divulgação é pessoa-a-pessoa. Assim tem sido e assim gostaríamos que continuasse a ser. O entusiasmo de quem participou e “viu” em primeira mão esta forma de servir a Cidade é o melhor cartão de visita. Podes participar também divulgando o Serve the City.

Localização: Avenida Júlio Dinis, 23-1º Lisboa

Telemóvel: 960 070 007